CURSOS PROFISSIONALIZANTES

Whats App Porto Alegre

Whats App São Paulo

Menu

Você sabe o que é lógica de programação e onde ela pode ser aplicada?

Entenda o que é Lógica de Programação

Todo avanço tecnológico tem como suporte a lógica de programação. O grande segredo atrás de toda tecnologia dos computadores e da informática é a enorme quantia de linhas de código que fazem com que cada software, jogo ou sistema operacional funcione.

Mas, o que é Lógica de Programação?

É um conjunto de normas e conceitos que guiam a criação de um código escrito para uma máquina. Assim, os dados que forem recebidos por ela podem ser modificados em informações que serão entendidas por pessoas ou máquinas, acompanhando regras preestabelecidas. 

Como ela é utilizada?

A lógica de programação é elaborada por algoritmos – sequência de instruções, executadas sobre dados, para realização de uma tarefa-, eles são capazes de transformar dados em informações que executam determinado comando.

Para estabelecer um fluxo de informação de forma lógica dentro de um algoritmo, dispomos dos seguintes instrumentos:

– Estruturas de controle: definem se um acontecimento pode ou não ocorrer. Exemplo: um veículo transitando em uma via e se depara com um semáforo. Se o sinal estiver na cor verde, ele deve continuar. Se estiver no vermelho, deve parar. No amarelo, deve diminuir a velocidade ou avançar, se for possível cruzar o sinal antes de fechar.

– Laço de repetição: exige um requisito para que uma ação seja repetida. Quando descoberta, ela deve ser cessada. Exemplo: dirija até chegar ao trabalho.

– Armazenamento de dados: bancos de dados, arquivos de texto, memórias de dispositivos eletrônicos etc.

– Tipos de dados: classificação das informações, que apontam como deverão ser processadas. Por exemplo, como texto, números inteiros ou frações.

– Variáveis: são estruturas análogas às variáveis que se aprende em matemática: “x = 2″, “x = y”. São utilizadas para armazenar os valores de dados enquanto são trabalhados pelo algoritmo.

E suas linguagens? O que são?

Para o avanço de uma ação necessita que o algoritmo seja escrito em uma linguagem de programação, nesta ele é transformado em linguagem de máquina (bits) e salvo em arquivos. Em um sistema operacional (como os que encontramos: Windows, Android, IOS…), os algoritmos são interpretados e se tornam um programa como o seu navegador web, rede social ou aplicativos no smartphone.

Abaixo listamos alguns exemplos de linguagens de desenvolvimento:

– Java;
-PHP;
-Javascript;
-C#;
-HTML ;
-CSS;
-Python;
-Rails;
-C++;
-C;
-Go.

Fonte: Blog Ciatec

Aprenda a programar do ZERO na PRÁTICA!

Receba INFORMAÇÕES
e VALORES
do Curso Lógica de Programação

Gostou deste Artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar
Compartilhar no twitter
Compartilhar
Compartilhar no linkedin
Compartilhar
Compartilhar no pinterest
Compartilhar